Comentários gerais sobre os Anéis Nilos

A NILOS DO BRASIL fabrica vedadores especiais para rolamentos que atuam principalmente em ambientes poluídos e agressivos onde os vedadores comuns ou genéricos falham.

Os Anéis Nilos são amplamente usados e recomendados:

1 Em altas temperaturas ou em locais onde haja desgaste anormal e muito rápido de rolamentos ou dos vedadores comuns. Essas são as situações preferidas e de sucesso dos Anéis Nilos. Sua principal característica técnica consiste em NUNCA perder o seu efeito de vedação, pois o grande segredo, agora revelado, é que sua função de vedar por contato se transforma em pouco tempo de uso em vedação por estreita passagem (micro-labirinto) o qual permanece por toda a vida útil prevista para o rolamento.

2 Por outro lado, se uma máquina já está muito usada, foi mal construída ou mal projetada, o desgaste do rolamento é enorme e, nestes casos, além do elevado consumo de rolamento, joga-se fora toneladas de lubrificantes tentando resolver o problema causado por excesso de atrito. Porém, mesmo nestes casos a situação pode ser minimizada utilizando-se os Anéis Nilos, que possuem elasticidade suficiente (vedadores de contato) ou folgas axiais e radiais (labirintos) que podem compensar vibrações e oscilações do equipamento, além de permitir lubrificação permanente ou periódica.

3 Os vedadores comuns necessitam de uma superfície vedante muito bem acabada, retificada, polida, tratada termicamente e até mesmo revestida com cromo duro. Já os Anéis Nilos vedam diretamente nas laterais dos anéis do rolamento sem qualquer necessidade de acabamento, retificação, polimento e tratamento térmico, pois os rolamentos já apresentam uma superfície adequada para atuação de sua borda de vedação.